Em um mundo em rápida transformação tecnológica, como você identifica e implementa inovações que realmente agregam valor à sua área e, por consequência, à sua empresa?
R: O mundo, de modo geral, tem passado por um novo rompimento de paradigma, que é a evolução acentuada da tecnologia. A imersão no ambiente de debate com especialistas e desenvolvedores é como vejo adequada para as implementações, prezando pela expertise humana otimizada pela tecnologia.
Qual é o seu destino favorito para desconectar do dia a dia e quais experiências nesse local mais o inspiram ou recarregam suas energias?
R: O dia a dia, como o da maioria das pessoas, nos compromete com rotinas e compromissos que consomem física e mentalmente. Para isso, tenho como válvula de escape o campo. Viajo para o interior do estado onde resido e me recarrego diante de uma boa paisagem, acompanhada de uma boa conversa.
Qual livro você considera uma leitura indispensável para líderes e por que ele impactou sua visão ou prática profissional?
R: A clássica obra de Sun Tzu, A Arte da Guerra.
Se você tivesse que recomendar um filme que oferece uma lição valiosa sobre liderança ou resiliência, qual seria? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, por que ele impactou sua visão ou prática profissional.
R: Top Gun: Maverick mostra a capacidade da liderança de tornar possível aquilo que, num primeiro momento, se revela impossível. Com a coordenação adequada e fazendo parte de uma equipe — respeitando as qualidades e habilidades individuais —, o sucesso se torna alcançável.
Qual série você acha que oferece insights valiosos sobre o mundo dos negócios ou para o desenvolvimento pessoal? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, o que a torna tão relevante.
R: Designated Survivor é uma série que retrata a necessidade de ser resiliente diante de circunstâncias que fogem ao nosso controle. Na trama, uma pessoa precisa assumir, de forma inesperada, o governo dos Estados Unidos e se adaptar ao ambiente político após uma catástrofe.
Quais estratégias você utiliza para garantir que suas responsabilidades profissionais não comprometam seu bem-estar pessoal e familiar?
R: É necessário ter a capacidade de se conectar e se desconectar do trabalho. Enquanto desempenho a atividade profissional, dedico-me absolutamente. No entanto, nos momentos em que estou com a família ou em lazer, é necessário me desconectar, sempre ponderando as situações excepcionais.