Em um mundo em rápida transformação tecnológica, como você identifica e implementa inovações que realmente agregam valor à sua área e, por consequência, à sua empresa?
R: Tento, de forma recorrente: (i) entender o que acontece no mercado; (ii) fazer networking; (iii) buscar benchmarkings com colegas; (iv) conhecer guidelines, frameworks e boas práticas globais, e me manter sempre atualizado. Acredito que, assim, consigo agregar valor e implementar inovações onde estiver.
Qual é o seu destino favorito para desconectar do dia a dia e quais experiências nesse local mais o inspiram ou recarregam suas energias?
R: Qualquer lugar fora de São Paulo com minha família! Mas uma praia tranquila sempre tem um lugar especial no meu coração. A Praia da Lagoinha, em Ubatuba, é um desses lugares.
Qual livro você considera uma leitura indispensável para líderes e por que ele impactou sua visão ou prática profissional?
R: Considero como leitura indispensável Descubra seus Pontos Fortes 2.0 (StrengthsFinder 2.0), de Tom Rath, baseado na metodologia de Don Clifton. O livro sugere, por meio de um teste, que você, como profissional, desenvolva seus pontos fortes e talentos naturais, ao invés de apenas corrigir suas fraquezas.
Se você tivesse que recomendar um filme que oferece uma lição valiosa sobre liderança ou resiliência, qual seria? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, por que ele impactou sua visão ou prática profissional.
R: Recomendo o filme Coach Carter: Treino para a Vida, pois aborda questões como a importância tanto do estudo quanto do esporte, a responsabilidade pelos próprios atos e suas consequências, a importância de ter metas e atingi-las, e o poder da liderança para motivar e inspirar outros.
Qual série você acha que oferece insights valiosos sobre o mundo dos negócios ou para o desenvolvimento pessoal? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, o que a torna tão relevante.
R: Succession (HBO) oferece lições sobre sucessão empresarial e dinâmicas familiares, explorando temas como poder e ambição em ambientes de riqueza e influência. Também aborda a importância da governança corporativa e a necessidade de equilibrar os interesses da família com os da empresa.
Quais estratégias você utiliza para garantir que suas responsabilidades profissionais não comprometam seu bem-estar pessoal e familiar?
R: Saber impor limites e dizer "não" quando necessário, definir prioridades, adotar hobbies, ter rotinas pessoais e familiares, contar com um(a) cônjuge parceiro(a) (eu tenho uma!) e entender que, para cada escolha, sempre existe uma renúncia.