Em um mundo em rápida transformação tecnológica, como você identifica e implementa inovações que realmente agregam valor à sua área e, por consequência, à sua empresa?
R: No mundo de hoje, mais do que nunca, é preciso estar sempre atento, conectado às tendências e inovações do mercado em que você atua. Por isso, manter uma ligação com a atividade acadêmica e ter contato com entidades setoriais é muito importante.
Qual é o seu destino favorito para desconectar do dia a dia e quais experiências nesse local mais o inspiram ou recarregam suas energias?
R: Para recarregar, nada como buscar um local tranquilo — pode ser na serra ou na praia —, curtir um bom livro e o convívio com a família.
Qual livro você considera uma leitura indispensável para líderes e por que ele impactou sua visão ou prática profissional?
R: Gostei muito do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Ele mostra que a liderança tem ligação direta com nossa formação de caráter. O líder precisa ser uma pessoa íntegra, responsável, com visão de futuro e total empatia.
Se você tivesse que recomendar um filme que oferece uma lição valiosa sobre liderança ou resiliência, qual seria? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, por que ele impactou sua visão ou prática profissional.
R: Lembro do filme Black Hawk Down, que conta um fato real ocorrido na Somália, nos anos 90. Em uma missão em território hostil, o filme mostra várias formas de liderar — pelo exemplo, com empatia, etc. Além disso, destaca a resiliência dos soldados, que nunca desistiram mesmo nos momentos mais adversos.
Qual série você acha que oferece insights valiosos sobre o mundo dos negócios ou para o desenvolvimento pessoal? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, o que a torna tão relevante.
R: Não tenho dúvida em indicar Succession. A série mostra com detalhes uma grande disputa empresarial, com personagens bem definidos que vemos em nosso dia a dia nas empresas. Trata de questões de cultura, relações com investidores, governança, operações societárias etc. Um verdadeiro laboratório para conhecer a vida empresarial.
Quais estratégias você utiliza para garantir que suas responsabilidades profissionais não comprometam seu bem-estar pessoal e familiar?
R: A pandemia levou o trabalho para casa, o que acaba, em alguns momentos, dificultando a separação entre vida pessoal e profissional. Contudo, é fundamental saber separar as coisas, estabelecer limites de horários — ultrapassados apenas em emergências.