Em um mundo em rápida transformação tecnológica, como você identifica e implementa inovações que realmente agregam valor à sua área e, por consequência, à sua empresa?
R: Estar próxima de meus colegas e ser curiosa são essenciais. Acredito na regra 80/20. Seja com minha equipe ou colegas externos, busco fazer as perguntas certas para identificar padrões, entender o problema, manter-me informada das tendências e, claro, obter feedback e aprender com suas experiências.
Qual é o seu destino favorito para desconectar do dia a dia e quais experiências nesse local mais o inspiram ou recarregam suas energias?
R: Quando penso em desconectar e recarregar as energias, não penso em um lugar, mas na minha família. Assim, acredito que consigo fazer isso em qualquer lugar, desde que minha família esteja junto. Pode ser uma viagem de férias ou uma noite em casa vendo um filme — se eu estiver com eles, fico bem.
Qual livro você considera uma leitura indispensável para líderes e por que ele impactou sua visão ou prática profissional?
R: Pense de Novo, do Adam Grant, está entre os meus favoritos. A ideia de estarmos abertos a rever conceitos, reaprender e reconhecer o que não sabemos é um valor fundamental para mim. O livro me ajudou a ter conversas mais produtivas e intencionais com minha equipe, colegas e família.
Se você tivesse que recomendar um filme que oferece uma lição valiosa sobre liderança ou resiliência, qual seria? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, por que ele impactou sua visão ou prática profissional.
R: Gostei muito de Coco Antes de Chanel e A Jovem e o Mar. Ambos são biografias de mulheres que desafiaram o status quo feminino de suas épocas. Os filmes destacam a determinação, resiliência e coragem que houve por trás de histórias que hoje são tão inspiradoras e continuam muito atuais.
Qual série você acha que oferece insights valiosos sobre o mundo dos negócios ou para o desenvolvimento pessoal? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, o que a torna tão relevante.
R: São muitas, mas, para mim, Silicon Valley se destaca. Apesar de girar em torno de uma startup de tecnologia, os desafios de gestão de equipe, gestão de projetos, liderança, entre tantos outros, são transferíveis a outras indústrias. E os temas são abordados brilhantemente com humor.
Quais estratégias você utiliza para garantir que suas responsabilidades profissionais não comprometam seu bem-estar pessoal e familiar?
R: Eu tenho uma lista de atividades pessoais das quais não abro mão. Coloco essas atividades na minha agenda de trabalho para assegurar que não haverá conflitos. Mas, para ter um bom equilíbrio, acredito que ter uma rede de apoio e aceitar que coisas poderão desviar dos planos é essencial.