Em um mundo em rápida transformação tecnológica, como você identifica e implementa inovações que realmente agregam valor à sua área e, por consequência, à sua empresa?
R: Não temos mais como deixar a tecnologia de fora das nossas atividades, seja por meio do uso de data analytics ou ferramentas de I.A. Para tanto, é fundamental acompanhar o mercado, participar de congressos, workshops e benchs com outras empresas ou mesmo com outras áreas da companhia, focadas em inovação.
Qual é o seu destino favorito para desconectar do dia a dia e quais experiências nesse local mais o inspiram ou recarregam suas energias?
R: Gosto de ir para o campo, onde posso ficar em contato com a natureza, me desconectar das telas e recarregar minhas energias. Adoro fazer caminhadas, isso me ajuda a organizar os pensamentos e clarear as ideias.
Qual livro você considera uma leitura indispensável para líderes e por que ele impactou sua visão ou prática profissional?
R: Fora de Série (Outliers), de Malcolm Gladwell, mostra que desempenho e sucesso estão atrelados a uma combinação de fatores como oportunidades, prática constante, contexto histórico e herança cultural, não apenas ao talento ou esforço pessoal. Isso faz refletir sobre o potencial "escondido" naqueles que não são outliers.
Se você tivesse que recomendar um filme que oferece uma lição valiosa sobre liderança ou resiliência, qual seria? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, por que ele impactou sua visão ou prática profissional.
R: Coach Carter, The Insider, The Pursuit of Happyness, 127 Horas, Bombshell, Náufrago... todos eles trazem, de alguma forma, a importância de se manter fiel aos seus valores e crenças, não desistir diante das adversidades, não ceder diante da pressão — pontos relevantes para profissionais que atuam na área.
Qual série você acha que oferece insights valiosos sobre o mundo dos negócios ou para o desenvolvimento pessoal? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, o que a torna tão relevante.
R: Recentemente vi uma série chamada The Residence (Netflix) e recomendei para o time de investigação — ela demonstra a importância de diversos fatores em um processo investigativo: a atenção aos detalhes, a forma de conduzir entrevistas, o registro das evidências. Achei bem legal!
Quais estratégias você utiliza para garantir que suas responsabilidades profissionais não comprometam seu bem-estar pessoal e familiar?
R: Acho que com a maturidade aprendemos a equilibrar a vida pessoal e profissional. O segredo é aprender a impor limites, pois sabemos que trabalho nunca falta! Uma lista de atividades que precisam ser de fato cumpridas no dia é um bom direcional — aí é ter foco e buscar gerir adequadamente o tempo.