Em um mundo em rápida transformação tecnológica, como você identifica e implementa inovações que realmente agregam valor à sua área e, por consequência, à sua empresa?
R: A tecnologia trouxe muitas melhorias ao Programa de Compliance. Temos diversos robôs que auxiliam com informações mais precisas, ferramentas que tornam as pesquisas mais céleres, além do controle de documentos e informações. Não há como seguir com o trabalho manual quando se tem a inteligência artificial à disposição.
Qual é o seu destino favorito para desconectar do dia a dia e quais experiências nesse local mais o inspiram ou recarregam suas energias?
R: No dia a dia, tenho a ioga e a academia como meios de me desconectar e, ao mesmo tempo, manter o equilíbrio entre mente e corpo. Nas férias, costumo viajar para conhecer diferentes culturas e observar o comportamento de outras comunidades.
Qual livro você considera uma leitura indispensável para líderes e por que ele impactou sua visão ou prática profissional?
R: Gostei muito do livro de Dan Ariely, A (Honesta) Verdade sobre a Desonestidade, pois entendo que é preciso um mergulho dentro de si para se conhecer melhor e, assim, entender de que forma podemos replicar isso aos outros.
Se você tivesse que recomendar um filme que oferece uma lição valiosa sobre liderança ou resiliência, qual seria? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, por que ele impactou sua visão ou prática profissional.
R: Há muitos anos, assisti a 12 Homens e uma Sentença, e acho um filme com uma lição importante: saber colocar seu ponto de vista com segurança e convicção. O filme é sobre 12 jurados decidindo o veredicto de um réu, mas a liderança do personagem principal é o que mais surpreende.
Qual série você acha que oferece insights valiosos sobre o mundo dos negócios ou para o desenvolvimento pessoal? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, o que a torna tão relevante.
R: A Rota do Dinheiro Sujo traz importantes insights sobre casos reais e mostra como podemos aplicar essas lições no dia a dia do ambiente de trabalho.
Quais estratégias você utiliza para garantir que suas responsabilidades profissionais não comprometam seu bem-estar pessoal e familiar?
R: Apesar de ser uma única pessoa, procuro separar o momento pessoal do profissional. No momento em família, tento me desconectar do trabalho, ao mesmo tempo em que evito compartilhar questões pessoais no ambiente profissional. Também procuro evitar comportamentos que não compactuam com minha profissão.