Bruno Menezes Brasil: finalista de compliance no Análise Executivos 2025 | Análise
Análise

Bruno Menezes Brasil: finalista de compliance no Análise Executivos 2025

Na categoria de Serviços, o diretor global de compliance e auditoria interna da Odebrecht Engenharia e Construção/Novonor figura como finalista

2 de July 18h20

Em um mundo em rápida transformação tecnológica, como você identifica e implementa inovações que realmente agregam valor à sua área e, por consequência, à sua empresa?
R: A inteligência artificial faz o mundo pensar diferente, e essa realidade não podemos ignorar. Contudo, não podemos esquecer das relações interpessoais, pois estas não são substituídas por nenhuma IA.

Qual é o seu destino favorito para desconectar do dia a dia e quais experiências nesse local mais o inspiram ou recarregam suas energias?
R: Qualquer lugar que tenha aventura e natureza. A Chapada Diamantina está certamente entre os meus preferidos.

Qual livro você considera uma leitura indispensável para líderes e por que ele impactou sua visão ou prática profissional?
R: Influenciar e Ser Influenciado, de Norberto Odebrecht.
Explica, a partir das perspectivas do líder e do liderado, como podemos ser influenciados e como podemos influenciar as pessoas ao nosso redor.

Se você tivesse que recomendar um filme que oferece uma lição valiosa sobre liderança ou resiliência, qual seria? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, por que ele impactou sua visão ou prática profissional.
R: Coach Carter: Treino para a Vida.
É um filme sobre como uma boa liderança pode transformar a vida dos liderados, formando pessoas melhores.

Qual série você acha que oferece insights valiosos sobre o mundo dos negócios ou para o desenvolvimento pessoal? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, o que a torna tão relevante.
R: House of Cards e Yellowstone. Séries que mostram as relações de poder de forma nua e crua.

Quais estratégias você utiliza para garantir que suas responsabilidades profissionais não comprometam seu bem-estar pessoal e familiar?
R: Férias de 30 dias por ano, no mínimo (deveria ser proibido vender dias de férias).
Não trabalhar no fim de semana, salvo urgência urgentíssima.
Deixar os problemas do trabalho no trabalho. Tomorrow is another day!

Análise ExecutivosAnálise Executivos 2025Bruno Menezes BrasilExecutivo de complianceFinalista de complianceOdebrecht Engenharia e Construção/Novonor