Em um mundo em rápida transformação tecnológica, como você identifica e implementa inovações que realmente agregam valor à sua área e, por consequência, à sua empresa?
R: Artigos de consultorias e universidades (McKinsey, Gartner etc.), eventos da indústria e do setor (Andav, IBET etc.), conversas com profissionais do mercado e fornecedores de tecnologia.
Qual é o seu destino favorito para desconectar do dia a dia e quais experiências nesse local mais o inspiram ou recarregam suas energias?
R: Visconde de Mauá, em Minas Gerais — hospedagem no hotel Terra da Luz e trilha no Alcantilado. Também Trancoso, Praia do Espelho ou Caraíva, na Bahia, e Ilhabela, em São Paulo.
Qual livro você considera uma leitura indispensável para líderes e por que ele impactou sua visão ou prática profissional?
R: Primeiro, Quebre Todas as Regras, de Marcus Buckingham e Curt Coffman.
Se você tivesse que recomendar um filme que oferece uma lição valiosa sobre liderança ou resiliência, qual seria? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, por que ele impactou sua visão ou prática profissional.
R: Sociedade dos Poetas Mortos é um belo filme sobre o papel do professor, coragem, inspiração e crescimento. Tive uma professora de inglês inspiradora que mudou minha vida.
Qual série você acha que oferece insights valiosos sobre o mundo dos negócios ou para o desenvolvimento pessoal? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, o que a torna tão relevante.
R: Como Viver até os 100 Anos: Os Segredos das Zonas Azuis. A simplicidade, boa comida, esforço repetitivo, disciplina e contato com a natureza parecem colaborar para a longevidade. Fazer as coisas com qualidade, frugalidade e eficácia — em casa, no trabalho e nas relações — é fundamental.
Quais estratégias você utiliza para garantir que suas responsabilidades profissionais não comprometam seu bem-estar pessoal e familiar?
R: Preservo a vasta maioria dos finais de semana para a família, levo minha filha à escola sempre que durmo em casa, desfruto de boas taças de vinho com minha esposa e mantenho conversas com familiares e amigos. Faço academia às 5h45, cinco vezes por semana, para poder beber vinho e liberar endorfina.