Confira a região que dobrou presença no Análise Advocacia Mulher 2025 | Análise
Análise

Confira a região que dobrou presença no Análise Advocacia Mulher 2025

Nessa edição a região contou com o dobro de advogadas Mai Admiradas do que em 2024

4 de April 14h51

O ANÁLISE ADVOCACIA MULHER, além de dar visibilidade às mulheres da advocacia empresarial, também nos permite analisar o avanço da atuação delas pelo país. Um dos exemplos dessa edição é a região norte do país, que contou com o dobro de Mais Admiradas do que no ano de 2024. A região agora conta com 12 advogadas reconhecidas pelo ranking da Análise Editorial.

Além disso, o Norte teve o maior salto em número de admirações em todas as edições da publicação, chegando ao maior número de admiradas em toda a história do ANÁLISE ADVOCACIA MULHER. Apesar disso, entre as 12 Mais Admiradas da região apenas uma é estreante na publicação, Fernanda Rebouças Machado, do Brandão Ozores Advogados integra o ranking pela primeira vez.

Paula Cristina Nakano Tavares Vianna, sócia do Silveira, Athias, Soriano de Mello, Bentes, Lobato & Scaff Advogados, é uma das Mais Admirada da região norte desde a primeira edição da publicação. Segundo ela, esse aumento no número de admirações está ligado a dois pontos. "Creio que passe pelo aumento de oportunidades de negócios na região e aumento da liderança feminina na advocacia nos últimos anos".

Claudia Krauskopf, sócia do SiqueiraCastro, também é uma das Mais Admiradas que atuam no norte do país, na capital amazonense. Para Claudia, o aumento de oportunidade para as mulheres é um dos motivos para o aumento de admirações "Nos últimos anos é visível a ampliação das oportunidades para as mulheres no direito empresarial na região Norte. Empresas e escritórios abriram espaço para mulheres ocuparem posições de destaque, inclusive em áreas que historicamente eram dominadas por homens. Além disso, o fortalecimento da economia regional pode ter criado uma demanda por especialistas no setor jurídico, o que oferece um campo fértil para as advogadas demonstrarem suas competências."

De acordo com Paula, ter o conhecimento da região é um diferencial. "A vantagem é que a nossa região tem muitas peculiaridades e quem tem esse conhecimento local tem um diferencial no atendimento, pois ainda se valoriza muito o profissional nascido na região, por isso, é muito comum ter escritórios atuando em parceria em causas judiciais".

"O conhecimento das peculiaridades culturais, econômicas e legais da região faz com que os bons profissionais sejam altamente valorizados, e, trabalhar em uma região mais afastada permite contribuir diretamente para o crescimento econômico e social local. Por outro lado, os maiores desafios envolvem a logística: em razão da distância dos centros econômicos, serviços, oferta de cursos e eventos de especialização pode ser mais limitada, exigindo deslocamento ou soluções remotas", afirmou Claudia.

Paula ainda destacou a importância de figurar o ANÁLISE ADVOCACIA MULHER. "Ter o reconhecimento de um ranking renomado como o da Análise traz uma credibilidade e uma visibilidade maior para o trabalho que desenvolvemos. É um demonstrativo do reconhecimento de nossos clientes e do mercado pelo trabalho comprometido e ético".

Por fim, Claudia destacou que a premiação é benéfica para quem atua fora dos grandes centros. "Para aquelas que atuam fora do eixo Rio-São Paulo, esse tipo de premiação se torna ainda mais relevante, pois ajuda a destacar talentos de regiões menos centralizadas no cenário nacional, promovendo uma maior integração do mercado jurídico. Ao romper barreiras geográficas, a premiação mostra que o talento está presente em todo o país, e não apenas valoriza as advogadas individualmente, mas também ajuda a moldar um mercado jurídico mais inclusivo e equilibrado".

Para encontrar as Mais Admiradas no ANÁLISE ADVOCACIA MULHER clique aqui.

ANÁLISE ADVOCACIA MULHERAnálise Advocacia Mulher 2025