Transformação cultural e organizacional | Análise
Análise

Transformação cultural e organizacional

Responsáveis pelo projeto: Renato Mandaliti (sócio), Karina Batistuci (diretora), Marco Yamada (gerente), Alfredo Tavares Pessoa Neto (coordenador), Patricia Amarante (agilista) e Danilo Souza (agilista) do Mandaliti Advogados

26 de October de 2023 15h

DESAFIO

Apesar da dedicação e qualificação, a equipe do Mandaliti Advogados responsável por encerrar processos de uma empresa do segmento de seguros não atingia suas metas anuais. Ao receber as avaliações do cliente, os advogados se sentiam frustrados pelos números não corresponderem ao esforço aplicado durante o ano.

A gestão tradicional da equipe precisava ser revisada, não só para cumprir as expectativas do cliente, mas também para motivar os advogados na busca por autonomia, crescimento e resultados com mais qualidade.

SOLUÇÃO

O Mandaliti iniciou uma transformação cultural e organizacional, trabalhando com metodologias ágeis em suas equipes e sendo pioneiro na aplicação do Scrum no setor jurídico.

A equipe teve seu primeiro contato com a gestão ágil em dezembro de 2021, quando uma demanda do cliente com uma grande meta de encerramentos e prazo de apenas 15 dias foi recebida. A liderança percebeu que este projeto seria ideal para a implementação do Scrum na equipe. Os advogados foram divididos em frentes de atuação e receberam treinamento para praticar os eventos do Scrum. O prazo foi cumprido, motivando a equipe a adotar o modelo de gestão ágil no planejamento anual, a partir de janeiro de 2022.

A partir desse ponto, a rotina do time passou a ser guiada pelo framework Scrum, com acompanhamento constante das metas e do desenvolvimento do trabalho dos advogados. O gerenciamento de tarefas passou a ser realizado por meio da ferramenta Trello, proporcionando visibilidade para os trabalhos individuais e maior autonomia de planejamento, pela identificação e melhoria de pontos vulneráveis da produção.

Atualmente, a equipe é organizada em Sprints de 15 dias, realizando reuniões diárias para acompanhar as entregas individuais. A cada duas semanas, há um encontro de retrospectiva e review, visando ajustar e modificar as estratégias inicialmente traçadas, mantendo a consistência dos resultados.

A comunicação interna foi aprimorada, com a participação dinâmica dos advogados. Além disso, o cliente foi incluído em reuniões mensais, estabelecendo um contato direto com o time e colaborando com feedbacks mais assertivos.

RESULTADO

Em 2022, a nova gestão ágil do Mandaliti alcançou números inéditos para a equipe e o cliente. A meta anual de encerramentos do cliente foi atingida já em novembro, e em dezembro, o time superou as expectativas do planejamento inicial ao cumprir 117% da meta. Em auditorias, a equipe realizou 160% da meta estipulada. Entre 2021 e 2022, a entrega de encerramentos cresceu 38%, e a de auditorias aumentou 158%. Houve uma redução de 80% nos processos antigos, contribuindo para a diminuição da reserva financeira do cliente.

Em 2023, surgiram novos desafios. Além das metas anuais, o time alinhou OKRs (Objectives and Key Results) com base nas expectativas do cliente, visando cumprir a meta anual até outubro e entregar 120% da meta em dezembro. Outros objetivos incluíram aumentar o índice de decisões judiciais favoráveis e reduzir o número de processos antigos. Em julho deste ano, a equipe superou os próprios resultados, já concluindo 100% da meta anual do cliente, conquistando 67% da meta de decisões favoráveis e analisando 100% dos processos antigos mapeados.

A transformação é visível: os advogados assumiram protagonismo no planejamento de suas demandas, demonstrando criatividade na execução e uma maior atenção aos detalhes. O time tornou-se referência na utilização do Scrum, não apenas para outras equipes do escritório, mas também para o cliente, que adotou as metodologias ágeis em seu setor jurídico.

ANÁLISE DNAGestãoMandaliti AdvogadosPrêmio Análise DNA+FENALAW