Projeto Educando para Advocacia | Análise
Análise

Projeto Educando para Advocacia

Responsáveis pelo projeto: Marcos Amorim (CEO), Jayme Petra de Mello Neto (head de Qualidade Técnica) e Suzy Garcia (head de Pessoas & Gestão) do Marcos Martins Advogados

26 de October de 2023 15h

DESAFIO

Sem dúvida, a formação jurídica nas faculdades não prepara os graduados para a prática advocatícia. O currículo das faculdades de Direito é focado em aspectos teóricos e divisões científicas, em vez de considerar a eficácia necessária para o trabalho com clientes, que é essencial na advocacia. Geralmente, os clientes não buscam profundas análises técnicas, mas sim soluções concretas para seus conflitos legais.

No Marcos Martins Advogados, reconhece-se que as mudanças cada vez mais rápidas no mercado exigem um novo modelo de atuação dos advogados. É essencial que os profissionais do Direito atuem de forma centrada no cliente, com uma visão mais empreendedora e um amplo conhecimento do negócio das empresas que representam. Além disso, perfis mais colaborativos, dinâmicos e estratégicos são necessários para se destacar nesse cenário competitivo.

Nesse sentido, o projeto Educando para a Advocacia, do Núcleo de Estudos do Marcos Martins Advogados, visa preencher a lacuna deixada pela formação tradicional do Direito, fazendo com que os advogados atuem como parceiros estratégicos das empresas e ofereçam soluções mais eficazes e alinhadas com os desafios do mundo empresarial.

SOLUÇÃO

O projeto foi desenvolvido com base nos estudos e dados obtidos no projeto recém-realizado de posicionamento de mercado do escritório, em que os clientes e integrantes foram ouvidos, e o mercado, a concorrência e empresas referência foram estudados (não só escritórios jurídicos, mas de outros segmentos).

Após conhecer as necessidades do mercado e do público-alvo, bem como a definição dos setores, foram planejados treinamentos, workshops e capacitações necessárias.

O método de aplicação é bifásico: eleito o tema central, são agendadas uma ou algumas masterclasses com especialistas renomados sobre o assunto, com o objetivo de reavivar ou revelar o conteúdo teórico a todos os advogados.

Na segunda fase, o tema ministrado é apropriado por cada uma das áreas de negócio tradicionais (Trabalhista, Contencioso Cível, Tributário, Societário etc.), e são realizados trabalhos de aplicação dos conceitos, quase como um processo laboratorial, buscando a construção de um conhecimento aplicado, vivo, típico do advogado e mais distante do pesquisador jurídico. Nesse tópico, as áreas produzem um material dirigido, usando o conhecimento teórico absorvido de maneira prática, resultando em uma ferramenta de aplicação geral e útil à atividade advocatícia voltada para cada área.

Após a realização de cada treinamento, são conduzidas pesquisas de satisfação para validar a metodologia, a capacidade de aprendizado e identificar pontos de melhoria.

Alguns dos temas já trabalhados:

  • Palestra com o jornalista da Band, Márcio Campos, sobre "Conversando com o seu público".
  • Workshop com a consultoria Pieracciane sobre "Feedback e boas práticas de CX".
  • Palestra com o prof. dr. Tarciso Teixeira sobre Direito Digital.
  • Masterclass com a linguista Clara Jorvowich sobre "Comunicação com o mercado".
  • Masterclass com a professora doutora Rachel Sztajn sobre "O relacionamento de Economia e Direito (Análise Econômica do Direito)".
  • Palestra com Bruno Strunz sobre "Prospecção inteligente e vendas consultivas no mercado jurídico".

Foi ainda tratado como tema de conhecimento Economia ESG e percepção de serviço advocatício ESG, Virtualização do dinheiro e dos valores econômicos como temas reitores.

RESULTADO

Resultados obtidos em relação aos clientes e parceiros:

  • Semestralmente, aplica-se a pesquisa NPS para entender o nível de satisfação com o atendimento. Ao analisar os dados das últimas duas pesquisas, ou seja, 2º semestre de 2022 e 1º semestre deste ano, já foi constatada uma melhora de 5% no nível de satisfação dos clientes com a equipe jurídica. Entre os comentários que justificam as notas dadas, 50% destacam o nível técnico, competência, qualidade do serviço prestado, inteligência nas estratégias adotadas etc.
  • Em outra recente entrevista realizada com os principais clientes e parceiros do escritório, 100% dos entrevistados mencionaram o nível de qualidade técnica do escritório como uma característica de destaque. Outros comentários surgiram, como: "O escritório entende do meu negócio"; "Além da visão jurídica, há uma visão empreendedora na condução das negociações"; "É impressionante como algumas reuniões que pareciam não ter solução foram conduzidas e resolvidas".

Resultados obtidos em relação aos advogados:

  • Elevação da eficácia profissional: O projeto permitiu que os advogados adquirissem habilidades mais alinhadas às demandas do mercado atual. Como resultado, os profissionais têm sido mais eficazes ao atenderem as necessidades concretas dos clientes.
  • Atuação com foco no cliente: Com a abordagem de temas relevantes e alinhados às tendências de mercado, como Economia ESG e virtualização de valores econômicos, percebe-se um time de advogados mais preparados e confiantes para compreender os desafios empresariais e oferecer soluções que reflitam essas realidades, podendo atuar como verdadeiros parceiros estratégicos dos clientes.
  • Aprimoramento contínuo: Através das pesquisas de satisfação realizadas após cada treinamento, foi possível identificar áreas de melhoria e adaptar a metodologia de ensino, garantindo um aprimoramento contínuo das iniciativas.
  • Adaptação às mudanças do mercado: Percebe-se que os advogados estão mais proativos e atentos às mudanças no mercado. Com o apoio do time de Marketing Intelligence do escritório, os advogados têm acompanhado as movimentações e estão mais prontos para oferecer soluções jurídicas relevantes e inovadoras. Só neste ano, foram encomendados quatro estudos de mercado para suportar esse movimento.
ANÁLISE DNAGestãoMarcos Martins AdvogadosPrêmio Análise DNA+FENALAW