Veja as áreas que os executivos mais elegeram Mais Admiradas | Análise
Análise

Veja as áreas que os executivos mais elegeram Mais Admiradas

Nesta edição do ANÁLISE ADVOCACIA MULHER, foram registradas 1.884 admirações por especialidade do Direito

11 de April 13h

A presença e reconhecimento das advogadas no mundo jurídico empresarial vêm crescendo cada vez mais. Neste ano foram registradas 1.884 admirações por especialidade do direito, sendo que cada advogada pode ser eleita Mais Admirada em mais de uma especialidade. O crescimento em relação ao último ano foi de quase 10%, contando com 143 admirações a mais.

Entre as 19 especialidades algumas se destacam com um percentual significativo desses reconhecimentos. As cinco especialidades com o maior número de admirações representam 41% do total das admirações por área. Tais áreas se mantém desde a primeira edição como as mais numerosas no ANÁLISE ADVOCACIA MULHER.

Trabalhista

A especialidade se mantém como líder no número de admirações desde a primeira edição, em 2025 foram 188 admiradas nessa área. De acordo com Cássia Pizzotti, sócia da área trabalhista do Demarest, o protagonismo feminino na área trabalhista não é por acaso. "Entendo que sempre houve uma percepção do mercado quanto ao diferencial da intuição feminina em questões trabalhistas e sindicais. Esse reconhecimento das habilidades e das competências das mulheres na área trabalhista acaba resultando em formação de lideranças e destaque das mulheres na prática. A área trabalhista tem uma tradição de ser inclusiva e diversa, com foco em políticas e práticas que promovem a igualdade de gênero nas companhias e isso se reflete no setor jurídico".

"Quanto às oportunidades no Direito Empresarial Trabalhista, as empresas cada vez mais buscam diversidade em suas equipes e prestadores de serviços, além de mais heterogeneidade para ponderar e tomar decisões. Ter mulheres nas mesas de negociação e na tomada de decisão é uma exigência do mercado, das empresas e dos clientes", complementou Cássia.

Cível

Assumindo a segunda colocação no ranking, aparece a especialidade cível, que no último ano era a terceira com o maior número de admirações. Na presente edição foram 158 mulheres reconhecidas na especialidade, 23% a mais que a primeira edição do ANÁLISE ADVOCACIA MULHER. Gláucia Mara Coelho, sócia do Machado Meyer, destacou que a área engloba uma grande quantidade de temas. 

"A área cível é uma das principais áreas do direito porque ela toca a vida de todas as pessoas. Desde antes do nascimento até depois da morte, passando pelo casamento e pelos filhos, o direito civil regula todas as fases da nossa vida. E como se não bastasse, a área cível também vai tratar dos mais variados tipos de obrigações e contratos, dos mais simples entre duas pessoas que emprestam algo uma para outra, até os mais complexos, como aqueles envolvendo grandes empresas ou operações".

Portanto, Gláucia pontuou que a abrangência do tema faça com que existam muitos profissionais especializados. "E cada tema desse é estudado e conduzido por advogados que são especialistas em cada uma dessas várias áreas. O que implica, por consequência, um número grande de profissionais do direito voltados para essa importantíssima área".

Societário

Já a área societária, mesmo apresentando uma queda no número de admirações em comparação com 2024, caiu uma posição no ranking. Apesar de perder uma posição, a especialidade cresceu em quatro das cinco edições no número de admirações. Em 2025 são 55% de mulheres reconhecidas a mais do que a primeira edição.

Contratos empresariais e Tributário

Fechando o Top 5 encontram se as áreas de Contratos empresariais e Tributário, respectivamente com 139 e 132 Mais Admiradas. A especialidade de Contratos empresariais teve uma estabilidade nas três primeiras edições e apresentou um salto em 2024 e 2025. Em contrapartida, a área de Tributário vem em uma crescente desde a primeira edição do ANÁLISE ADVOCACIA MULHER, tendo um crescimento de 36% em cinco anos.

Análise Advocacia Mulher 2025Cássia PizzottiDemarest AdvogadosEspecialidadesGláucia Mara CoelhoMachado Meyer