Após 11 anos de casa, Alfredo Santana assume nova posição como diretor de relações institucionais no grupo Volvo Brasil. O executivo já atua como diretor jurídico e de compliance LATAM na empresa desde 2015 e permanecerá nessas áreas mesmo com os novos desafios. Em razão da nova posição, foi nomeado representante da Volvo para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Alfredo também atuará como porta-voz das operações de veículos pesados, como ônibus, caminhões, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais, em discussões governamentais a respeito dos produtos e da representatividade da marca. Além do relacionamento externo, ele será responsável por reforçar os valores da Volvo junto aos colaboradores.
Formado em Direito pela Universidade de Guarulhos, o executivo também é especializado em Direito da Economia e da Empresa na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Gestão Estratégica de Negócios pelo Ibmec. Durante sua trajetória passou pelas empresas Umicore, Moto Honda da Amazônia e Sony Brasil.
Volvo e meio ambiente
"Para trazer crescimento para essa área, quero deixar as políticas públicas mais claras e reforçar nossos valores relacionados ao meio ambiente, à segurança e à qualidade, para que possamos desenvolver o setor de pesados do qual faço parte", afirmou Santana em entrevista à Análise Editorial.
Sobre o futuro do ramo, o diretor destacou a necessidade de aumentar os esforços em prol da pauta ambiental e a segurança dos condutores. Segundo ele, o meio ambiente já é prioridade na Volvo, que investe continuamente na produção de automóveis elétricos e híbridos. "A descarbonização é algo que já estamos trabalhando. E a indústria automotiva vem investindo de maneira geral nesse aspecto. Depois, em relação à própria eletrificação, eu acho que isso é algo que realmente será o futuro."
Sobre a Volvo
A marca foi fundada há 98 anos em Gotemburgo, na costa oeste da Suécia, pelos engenheiros Assar Gabrielsson e Gustaf Larson. A Volvo chegou ao Brasil no fim dos anos 1970 e hoje conta com concessionárias em todo o país, empregando cerca de 5 mil colaboradores.

