Mattos Filho anuncia dois novos sócios para as áreas de infraestrutura e bancos | Análise
Análise

Mattos Filho anuncia dois novos sócios para as áreas de infraestrutura e bancos

Escritório inicia o ano de 2021 alcançando o total de 109 sócios

22 de January de 2021 14h

Reforçando seu compromisso de crescimento contínuo e visão de longo prazo, o escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados, anunciou o ingresso de dois novos sócios. Trata-se dos advogados Adriano Drummond Trindade, na prática de Infraestrutura e Energia, que ficará alocado em Brasília, e Pedro Eroles, na área de Bancos e Serviços financeiros, para atuar em São Paulo. Com as contratações, o escritório começa o ano de 2021 alcançando o total de 109 sócios.

Adriano Drummond Trindade é o novo sócio do Mattos Filho Advogados (Imagem: Divulgação)

Formado na Universidade de Brasília, Adriano, após alguns anos de experiência profissional, passou um ano e meio no Reino Unido, onde se dedicou ao mestrado em Direito e Política dos Recursos Naturais no Centro de Direito e Política Energética, Mineral e do Petróleo (CEPMLP), da Universidade de Dundee. De acordo com o advogado, construiu sua carreira no Pinheiro Neto Advogados - desde estagiário até se tornar consultor. Adriano frisa que foram mais de 20 anos sempre atuando no ramo empresarial com foco no setor de mineração. Durante o período que esteve no Reino Unido, também teve a oportunidade de estagiar no Mayer Brown e no Hunton & Williams.

Pedro Eroles comenta que toda a sua formação acadêmica ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), desde a graduação, passando pelo mestrado e doutorado, com exceção de um período como pesquisador visitante na Universidade de Edimburgo, no Reino Unido. Segundo ele, sua carreira começou no Dias Carneiro Advogados (à época associado ao escritório ibérico Uría Menéndez) na área de Banking and Finance, e, logo após, atuou no Machado Meyer Advogados.

Pedro Eroles é o novo sócio do Mattos Filho Advogados (Imagem: Divulgação)

De lá, após um período como head de legal & compliance da PayU (empresa de pagamentos do grupo Naspers, mesmo grupo investidor de empresas como iFood e Movile), tornou-se sócio e head da área de Banking/Payments do Focaccia, Amaral e Lamonica Sociedade de Advogados (FAS Advogados), sendo essa a sua última ocupação.

Na visão de Adriano, o setor mineral apresentou bastante resiliência durante o ano de 2020 e em face das restrições causadas pela pandemia. Ao contrário de alguns outros países, a produção mineral prosseguiu na maioria das operações, ainda que alguns tenham sido feitos em decorrência de medidas sanitárias e de distanciamento social. Segundo ele, como resultado, o setor já voltou a crescer significativamente no fim de 2020 e as perspectivas para 2021 são bastante positivas.

Ainda de acordo com Adriano, além disso, a Agência Nacional de Mineração (ANM) completou dois anos de existência e vem realizando grande esforço para otimizar a regulação e aprimorá-la, como nos casos de propostas de regulação para o oferecimento de direitos minerários, como garantia de financiamento para o reaproveitamento de rejeitos e para o alinhamento do país a padrões internacionais para reportar recursos e reservas minerais.

Paralelo a isso, Pedro Eroles comenta que em relação ao setor de banco e serviços financeiros, apesar dos efeitos negativos que a pandemia ocasionou na economia, tais setores acabaram sendo fomentados no que diz respeito a modelos de negócio digitais, em virtude do aumento na adesão para uso de estruturas não presenciais para a prestação de serviços financeiros e de pagamentos.

Aliado a isso, o Banco Central do Brasil teve e está tendo um papel ativo e decisivo no fomento à concorrência no setor, liderando projetos como o Open Banking e os pagamentos instantâneos (PIX), dentre outros. Nesse sentido, as expectativas para 2021 são de crescimento do setor e desenvolvimento de novos modelos de negócio, tanto por empresas nacionais quanto por empresas estrangeiras, finaliza.

Na edição de 2020 do Análise Advocacia 15 anos, o escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados, figurou a lista dos Mais Admirados em 18 especialidades do Direito, 36 setores econômicos e no estado de São Paulo.

Adriano Drummond TrindadeAnálise AdvocaciaBancosBrasíliaDias Carneiro AdvogadosEnergiaEscritório Mais AdmiradoFAS AdvogadosFocaccia, Amaral e Lamonica Sociedade de AdvogadosInfraestruturaMachado Meyer AdvogadosMattos Filho AdvogadosMayer BrownNovo SócioPedro ErolesPinheiro Neto AdvogadosServiços financeirosSócio